segunda-feira, 19 de julho de 2010

Algumas notas sobre o Grêmio

- Não sei de onde estão tirando que o Silas desarrumou o time do Grêmio nessa volta da Copa do Mundo. Quando esteve arrumado? Ele só piorou o que já estava ruim.

- Raríssimas vezes esse ano o Grêmio, apesar de ter um dos melhores elencos do Brasil, teve atuações empolgantes. Ainda menos contra times de primeira divisão.

- Numa breve sequência que o time ficou encaixadinho e apresentou um futebol convincente não foi mérito do Silas. Explico: começou no Gre-nal que o Grêmio venceu com grande autoridade no Beira-rio. Naquele jogo o protegido do Silas, Ferdinando, se machucou e teve que sair do time, algo que a maioria da nação gremista já queria desde o começo do ano. E teve o glorioso box do banheiro do Fábio Santos que se encarregou de cortar o pé dele e tirar outra inoperância do time, porque se dependesse do Pastor Silas, essa ovelhinha tava de titular esse tempo todo. Resumindo: quando o time encaixou, foi porque duas lêndeas execradas pela torcida saíram do time por força maior, E NÃO POR OPÇÃO DO SILAS.

- Queria encaixar isto no final do post, mas pra seguir o contexto, vai um dos meus "erros fatais do Silas" preferidos deste ano: time finalmente encaixado, vamos pro jogo mais importante do ano, Grêmio x Santos. O que acontece? Mudança de ESQUEMA pra SIMPLESMENTE proteger o Rodrigo de levar um terceiro cartão amarelo. Resultado: com 20 minutos de jogo estávamos levando 2x0 do Santos com uma defesa bagunçada e desentrosada pelo esquema novo e o Rodrigo já tinha recebido seu amarelo. EPIC FAIL. Voltou pro 4-4-2 logo em seguida. De todos os problemas que o Grêmio teve nos 2 jogos contra o Santos, pra mim este foi o principal. Ali, antes mesmo de entrar em campo, Silas matou o Grêmio e jogou fora as chances que tínhamos de superar o Santos, por sermos um time mais equilibrado.

- Esse é o técnico que liberou Mithyuê pra ser emprestado e a direção avalizou (ou o contrário). Sim, a única peça ofensiva do banco que mostrou bom futebol praticamente todas vezes que entrou no time "tem que ganhar experiência". Já inoperâncias como William e Bérgson tiveram várias chances e produção risível. Estou quase certo que no estatuto do Grêmio tem um item: "Quem mostrar futebol dispense ou não relacione pros jogos. Quem não produzir nada que tenha mais chances."

- Esse é o técnico que precisa ter Ozéia na zaga, e por isso força Mário Fernandes (uma das melhores revelações dos últimos anos) a ser lateral-direito contra sua vontade. E ainda avisa a imprensa disso antes de comunicar o jogador, lembram? Ainda bem que o guri tem cabeça melhor que o treinador e insiste em jogar na sua posição de origem, não quer virar uma coisa que não é.

- Devo lembrar que esse é o técnico que tá tentando transformar o Grêmio numa filial do Avaí? Pior que isso é a direção que permite.

- Além disso, parece que esse ano contratações que resolvem são as que se gasta um caminhão de dinheiro. Não sabem mais garimpar? Não foi essa gestão que trouxe Réver e Victor. Lembranças da era Cacalo que adorava jogar dinheiro pela janela.

Bônus: alguém realmente consegue ver o Grêmio levantando um título importante com Luiz Onofre Meira como vice de futebol?

Nessas horas eu encho o peito de orgulho e falo: eu não votei nessa direção nas eleições do Grêmio

Por enquanto é só, mas se lembrar de outras besteiras desse ano dou um update nesse post. O que mais incomodava já foi externado. Foi um post mais concentrado na comissão técnica e não na direção que, apesar de ter alguns acertos nesse 1,5 ano de gestão, me enche de repúdio.


PS: Agora o Grêmio vai pegar o Vasco em casa e há boas chances de vencer, o que prolongaria a permanência do Silas. Aí a pergunta: Por que não demitir logo? Por que precisamos entrar no olho do furacão pra demitir um técnico? Quando se vê que o caminho está errado (e está há muito tempo) tem que fazer a troca logo.