segunda-feira, 15 de março de 2010

O Tempo e o Vento - terminei

Terminei.


Trilogia O Tempo e o Vento de Erico Verissimo.

O Continente Vol. 1 e 2

O Retrato Vol. 1 e 2

O Arquipélago Vol. 1, 2 e 3


Após anos debruçando-me sobre a mesma ... terminei.


E já faz uns 15 dias ...

Ainda me lembro do momento que deitei na cama e comecei a ler O Continente, quando ainda estava no colégio (na verdade, foi leitura obrigatória), e desde o primeiro parágrafo já fui conquistado. Foi entre 1998 e 1999 isso, não lembro com precisão.

Não, eu não demorei mais de uma década pra ler 7 livros. Apesar de eu ler com pouca frequência, como já expliquei neste post, eu também li outros (não muitos) livros nesse meio tempo. Além do mais, eu li O Continente inteiro para o colégio, e, na faculdade, quando consegui adquirir os volumes d'O Retrato e d'O Arquipélago na edição que eu queria, decidi reler O Continente para ENGENDRAR uma experiência mais completa. Mas CHEGA de explicações e vamos pro lado bom da coisa.

Pra quem não sabe, a trilogia mostra a trajetória de uma família do início da colonização do Rio Grande do Sul, desde a época dos padres jesuítas nas Missões, até o final da Segunda Guerra Mundial, cobrindo 200 anos de história gaúcha.

Me lembro que o "primeiro" contato que tive com esse universo foi porque, quando PIMPOLHO, fui algumas vezes jantar na SAUDOSA churrascaria Capitão Rodrigo que existia no Hotel São Rafael. Anos depois eu fui descobrir o porque daquele nome, assim como conhecer outros personagens emblemáticos como Ana Terra, Bibiana, Floriano, Maria Valéria, etc ...

Como eu mencionei, fui conquistado desde o primeiro parágrafo, porque a escrita de Erico Verissimo era muito prazerosa de ler, e ainda tratava de assuntos da minha terra (virei gaúcho da fronteira agora), questões com as quais era possível identificar-me.

Há uma clara diferenciação d'O Continente pras outras duas partes. Só estes dois primeiros livros abrangem cerca de 150 anos, mostrando a origem e primeiras gerações da família Terra-Cambará e a rivalidade com a família Amaral, envolvendo a fundação de Santa Fé, cidade fictícia onde se passa a história. Já as outras duas partes focam especialmente a vida de Rodrigo Cambará, bisneto do Capitão Rodrigo. São livros que não são tão GOSTOSOS de ler quanto os dois primeiros, devido a muita discussão política que está presente (em particular, um trecho que ficam umas 50 (30?) páginas discutindo Getúlio Vargas foi especialmente aborrecedor), mas ainda assim uma RICA leitura.


- Não esquecerei que o filho do Erico Verissimo, Luis Fernando Verissimo, numa das atitudes mais impensadas da sua vida, cedeu os direitos da adaptação da obra para o Cinema a Jayme Monjardin.

- Não esquecerei da questão mal formulada pela PROFE no colégio que fez eu "errar" na prova de Literatura, mesmo depois de eu explicar porque eu estava CERTO e ela não admitiu que formulou mal, desejosa de outra resposta (dava menos dor de cabeça e trabalho pra ela que anular a questão). (Em homenagem a ela formulei mal pra caralho esse parágrafo. Até dói ler, mas dá menos trabalho deixar assim).

- Não esquecerei da questão que apareceu no vestibular sobre a trilogia, a qual aguardava ansioso, pronto pra responder qualquer coisa, mesmo sem ter lido inteira naquela época. (Mentira, nem lembro do que tratava a questão, mas lembro que teve uma.)


Recomendo a todos.


Capas. :)

5 comentários:

Júlia disse...

Excelente


Tô pra reler a saga inteira, mas ainda tenho coisas inéditas e releituras menores na fila...


Anyway, não pretendo demorar mais de dez anos na aventura hihi

Cândida disse...

Booooooa!!!!

\o/

(eu já sabia... :P)

Até deu vontade de ler também, mas tenho uns 6 de assédio moral lá em casa para começar a ler... Quer algum?? hahaha

Beijos, Chris!

Lela disse...

Só li o Continente (em 98, quando era piá) e me envergonho disso! Ainda lerei todos, mas sóóó depois do TCC malvadão!

BeijoMú!

Geraldo Brito (Dado) disse...

Boas indicações. Parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Esqueceste de dar os devidos créditos pela aquisição de um deles, heh.

Beijão!

PS: reativei meu blog!